A Água na Alimentação de Bovinos é o tema que o professor Edmundo Benedetti coloca à disposição de técnicos, estudantes de Ciências Agrárias e produtores rurais, conhecimento atualizado sobre os diversos aspectos da importância da água nos vários sistemas de produção de ruminantes, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais, onde ocorrem longos períodos de estiagens anualmente e onde a insuficiência de água de qualidade é uma constante.

Poucos estudos foram feitos para mostrar a importância do fornecimento e utilização da água pelos ruminantes como no livro Água na Alimentação de Bovinos, mas ela é incontestável na vida animal e vegetal. Os animais podem perder até 100% de seu tecido adiposo (gordura), mais de 50% da proteína corporal, que sobrevivem, mas, se perderem de 10% a 12% da água corporal, morrem. Isto varia entre as espécies e a capacidade de perdê-la. O jumento, provavelmente, está entre os mais resistentes, pois sobrevive a perdas hídricas acima de 30% do seu peso. Sabe-se que o consumo de água pelos ruminantes é regulado por vários fatores, tais como: condições climáticas (calor, umidade do ar, radiação solar, chuva, vento); tipo de alimentação oferecida, consumo de sal, nível de proteína na dieta, produção de leite, raça, tamanho corporal, disponibilidade de bebedouros entre outros.

Caso seja produtor de leite e gostaria de ganhar um exemplar deste livro, responda nossa pesquisa sobre a Qualidade da água na produção leiteira. Ao final deixe seus dados para o envio de seu exemplar. Apenas 20 unidades serão dadas por ordem de respostas a pesquisa.

Acesse aqui e responda a pesquisa: Qualidade da água na produção leiteira.