Diferentemente dos efluentes gerados por outros seguimentos industriais que tem altas cargas de contaminantes químicos como metais, corantes ou derivados de petróleo a indústria de alimentos de modo geral caracteriza-se pela alta carga orgânica.

A preocupação com a preservação do meio ambiente faz com que a cada ano as normas ambientais sejam mais restritivas e por vezes chegam a causar confusão aos que no dia a dia precisam se esmerar para cumprir as legislações em constante atualização.

Independente da norma a ser seguida e da complexidade exigida, um princípio elementar que os profissionais de meio ambiente devem ter em mente, sejam consultores ou responsáveis pela área ambiental em suas empresas é que estas devem ser lidas, interpretadas e estar sobre completo domínio daqueles que respondem por este tema.

Há uma prática muito comum de estes profissionais procurarem laboratórios de análises ambientais e esperar que os mesmos indiquem quais são os parâmetros a serem avaliados em sua amostra, seja a matriz um efluente, um resíduo ou água.

Um laboratório de análises ambientais não tem subsídios suficientes para receber uma amostra de qualquer que seja a matriz e simplesmente estabelecer parâmetros para analises sem uma total inteiração com o profissional do meio ambiente que lhe defina a origem e o destino daquele material.

Fazer a avaliação de uma matriz sem a interação total com o cliente seria como se o leitor ao sentir um mal estar, procurasse um laboratório de análises clínicas, solicitasse que o mesmo realizasse algum exame de sangue para que ele então pudesse procurar um médico que lhe desse um diagnóstico. Ocorre exatamente ao contrário e neste caso o médico é o consultor de saúde que orienta e diagnostica o paciente.

Existem laboratórios que contam com serviços de consultoria ambiental. Neste caso um profissional poderá realizar uma visita local e então definir junto com a empresa o que deverá ser realizado. Entretanto este profissional deverá assumir a responsabilidade deste serviço prestado junto aos órgãos reguladores.

Entretanto, quando o profissional responsável pela empresa, seja um consultor ou um gestor ambiental, entra em contato com o laboratório e solicita serviços de analises ambientais, deverá passar todas informações possíveis sobre a matriz a ser avaliada para que o laboratório possa avaliar os parâmetros corretos e assim emitir um laudo que atenda as exigências da legislação.

Faça download do artigo completo: O meio ambiente, o marketing da sustentabilidade e os impactos ambientais da indústria da carne.